A Carregar. Por favor, aguarde...

Não se esqueça de usar o fio dentário

Dezembro 28, 2018 0

A acumulação de placa bacteriana pode provocar cárie e doenças gengivais. Por isso, está recomendada a utilização do fio dentário diariamente.

A utilização correcta do fio dentário permite eliminar a placa bacteriana e os resíduos alimentares das faces dentárias que não estão ao alcance da escova (por baixo da linha da gengiva e entre os dentes).

Que doenças/problemas posso evitar com o uso de fio dentário?

Mau hálito – o mau hálito pode ter diversas causas e uma delas é certamente uma higiene oral deficiente.

Gengivite – A gengivite é a inflamação da gengiva e é causada quase sempre pela presença de placa bacteriana. Se não for tratada, pode evoluir para uma doença mais grave, a periodontite.

Periodontite – Vulgarmente conhecida como piorreia, é a evolução da gengivite com afectação  do osso que rodeia o dente, podendo, a longo prazo, comprometer a estabilidade do próprio dente.

Que tipo de fio dentário devo usar?

Existem no mercada fios dentários monofilamento (fita dentária) e multifilamento.

Monofilamento ou fita dentária – São constituídos por um único filamento, habitualmente mais largo.

Multifilamento – São constituídos por vários filamentos unidos e estão disponíveis com cera, sem cera e com vários sabões. Por vezes este fio pode desfiar ou partir principalmente ao passar entre dentes que estão muito juntos, mas como é mais maleável é o mais recomendado para pessoas com os dentes apinhados.

Qualquer um deles, quando usado correctamente, é excelente para a remoção da placa bacteriana e resíduos alimentares.

Fio dentário antes ou depois de escovar?

A ordem não é o mais importante. O que é realmente importante é que o faça e que o faça correctamente. Escovar e passar o fio dentário são a melhor maneira de remover a placa bacteriana mantendo uma boa higiene oral e assim evitar problemas.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


logotipobanner drvitordemo2aasmall

Localizada no centro de Valença, a Clínica Dentária Dr. Vítor Oliveira tem mais de 12 anos de experiência e centenas de clientes satisfeitos. Aqui terá sempre uma equipa de médicos dentistas especializados em sorrisos, para o aconselhar e acompanhar em todos os tratamentos.

Comentários Recentes

Clinica Dentária Dr. Vitor Oliveira 2017. Todos os Direitos Reservados.

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
error: Conteúdo está protegido !!