A Carregar. Por favor, aguarde...

Hoje encontramo-nos encerrados – Feriado Municipal

Fevereiro 18, 2021 0
Em virtude do feriado municipal de Valença; Hoje, celebra-se o dia de S. Teotonio, primeiro santo Português e padroeiro de Valença;
Nascido em Ganfei Valença no ano de 1082, São Teotonio foi um religioso, tendo sido canonizado pelo papa Alexandre III;
Tendo sido confiado aos cuidados de seu tio-avô, Crescónio, bispo de Coimbra, foi formado em teologia e filosofia em Coimbra e Viseu. Nessa última cidade, tornou-se prior da Sé de Viseu em 1112.
Foi em peregrinação a Jerusalém, e aí quiseram que ele fosse superior da comunidade dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho da Terra Santa mas ele recusou, regressando a Portugal. Assim como, ao regressar, quiseram-lhe oferecer o lugar de bispado de Viseu, o que recusou.
São Teotónio celebrando a Missa perante D. Afonso Henriques e seu séquito.
No contexto da independência portuguesa (1139) em relação ao Reino de Leão, São Teotónio tornou-se um dos aliados do jovem Infante Dom Afonso Henriques (o proclamador da independência e primeiro Rei de Portugal) na sua luta contra a mãe, Infanta Dona Teresa de Leão, dizendo a lenda que teria chegado a excomungá-la. Mais tarde, seria conselheiro do então já Rei de Portugal, Dom Afonso I.
Entretanto, foi de novo em peregrinação à Terra Santa, onde quis ficar; regressou porém a Portugal (1132), desta vez a Coimbra, onde foi um dos co-fundadores, juntamente com outros onze religiosos, do Mosteiro de Santa Cruz (adoptando a regra dos referidos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho), do qual se tornou prior. Esta viria a ser uma das mais importantes casas monásticas durante a Primeira Dinastia.
Em 1152, renunciou ao priorado de Santa Cruz; em 1153, o Papa Adriano IV quis fazê-lo bispo de Coimbra tal como seu tio, o que uma vez mais recusou.
Morreu em 18 de Fevereiro de 1162, que é ainda hoje o dia em que é celebrado pela Igreja Católica. Foi sepultado numa capela da igreja monástica supracitada que ajudou a fundar, mesmo ao lado do local onde o primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques (ou Dom Afonso I), se fez sepultar.
Em 1163, um ano depois da sua morte, o Papa Alexandre III canonizou-o; São Teotónio tornava-se assim o primeiro Santo Português.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


logotipobanner drvitordemo2aasmall

Localizada no centro de Valença, a Clínica Dentária Dr. Vítor Oliveira tem mais de 12 anos de experiência e centenas de clientes satisfeitos. Aqui terá sempre uma equipa de médicos dentistas especializados em sorrisos, para o aconselhar e acompanhar em todos os tratamentos.

Comentários Recentes

Clinica Dentária Dr. Vitor Oliveira 2017. Todos os Direitos Reservados.

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
error: Conteúdo está protegido !!